Julho Amarelo: Secretarias Municipais realizam ação conjunta

Data: 26/07/2022

A Prefeitura Municipal de Miguel Leão, por meio das Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Assistência Social, Meio Ambiente e apiadores do Conselho Tutelar e CRAS, realizou na manhã desta terça-feira (26) uma ação em alusão à Campanha Julho Amarelo - mês de conscientização e prevenção as Hepatites Virais.

A ação, que aconteceu na Praça Altamiro de Arêa Leão, contou com palestra do Médico da ESF, Dr. Vagner Aragão e Enfermeira Gislaine Braga.

A Secretária Municipal de Saúde de Miguel Leão, Neuza Cunha, falou sobre a importância da ação. “É uma Campanha que traz informação útil para todos; os nossos palestrantes destacaram a prevenção e testagem para detecção precoce das Hepatites. Além disso, na oportunidade também foi ofertado aos participantes testagem rápida para detecção de Hepatites ,Sífilis e HIV; contamos  ainda com a participação da equipe do corpo técnico de nossa UBS, técnicas Rafaela Lopes e Luzitânia, contamos com o apoio incondicional de nossos ACS e ACE e apoio da equipe do CRAS na pessoa da Coordenadora Bianca Araújo.”, afirmou Neuza Cunha.

Julho Amarelo

A campanha foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.