Festejos: Vigilância Sanitária orienta sobre manipulação de alimentos

Compartilhar


Data: 22/08/2022

O município de Miguel Leão celebra, nos dias 22 a 31 de agosto, os Festejos de seu Padroeiro São Raimundo Nonato – uma semana marcada por muitas comemorações e repleta de atrações musicais e culturais, movimentando a cultura e economia local. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta segunda-feira (22/08) uma reunião para tratar sobre a manipulação de alimentos durante as festividades.

Participaram do encontro representantes das Coordenações de Vigilância Sanitária e Endemias, e Equipe Multiprofissional, contando com  o apoio do Conselho Tutelar.

“Realizamos uma reunião com todos os envolvidos na manipulação de alimentos para comercialização durante esse período ( barraqueiros) de Festejo; o  principal objetivo é garantir a segurança alimentar de todos os visitantes, já que o Festejo de Miguel Leão é tradicional: todos os anos recebemos visitantes de várias cidades vizinhas, bem como de toda a nossa Sede e zona rural, portanto, precisamos garantir o bem-estar de cada pessoa. Essa foi a primeira preocupação do nosso prefeito Roberto Leão. Além disso, são cuidados essenciais que precisamos ter por se tratar de saúde pública”, declarou a Secretária de Saúde de Miguel Leão, Neuza Cunha.

Segundo a Secretária Municipal, foram repassadas informações importantes sobre as normas de acordo com as leis e resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), desde a compra até a higienização e preparo dos alimentos, o destino do lixo produzido e a proibição da venda de álcool para menores, e o consumo de drogas ilicitas.

“Ao final, cada inscrito como barraqueiro recebeu um kit de EPI's, para fazerem uso no local do empreendimento.”, finalizou Neuza Cunha.

 


Voltar